Como escolher um bom canalizador?

O que é um canalizador?

Pelo o que consta no dicionário, um canalizador (támbem conhecido com picheleiro mais no norte de portugal) é a pessoa que se encarrega de trabalhos de como instalação e reparações de canalizações de água, gás ou esgotos, caleiras/esquentadores, aparelhos sanitários e aparelhos que estão relacionados com mesmo. Em algumas zonas de Portugal é também conhecido como Picheleiro.

Pelo nome, podemos assumir que um canalizador é um profissional que instala e repara canalizações, um verdadeiro especialista em todas as matérias relacionadas com canos, tubos e tubagens. Acontece que, se considerarmos o que um canalizador faz, a realidade é bem mais complexa do nos pensamos. Um canalizador é um profissional especializado, com um conhecimento alargado em técnicas, materiais e ferramentas. Basta pensar que um canalizador tem de saber instalar e reparar canalizações que fornecem água e gás á sua habitação, canalizações essas que estão ligadas diretamente às redes de abastecimento das cidades. O canalizador deve conhecer as regras de construção para ser capaz de ler esquemas e plantas e ter conhecimento alargado nos tipos de tubos adequados para cada situação ou necessidade. Além disso, deve ser especialista nos variados equipamentos e aparelhos que temos nas nossas casas, porque as canalizações terminam sempre num desses aparelhos, seja ele uma sanita, um lava-loiça, um esquentador, etc.

A responsabilidade é grande quando, por exemplo, se instala uma canalização de água numa habitação, ou se faz uma ligação para abastecimento de gás. Todos sabemos o que acontece se estes tipos de canalizações não forem bem executados? Grande risco de inundações e até mesmo de explosão de gás. Ser canalizador é uma grande responsabilidade e por isso quando pensa em contratar um canalizador, deve ter a certeza que o canalizador é experiente e certificado.

Serviços de um canalizador?

Um canalizador faz bem mais do que reparar aquela fuga de água do lava-loiça. Os canalizadores instalam e reparam diferentes tipos de tubos ou canalizações que encontramos nas nossas casas, nas empresas e comércios. Os canalizadores são também chamados para instalar todo o tipo de canalizações na construção de novas habitações e são geralmente os profissionais que garantem que todos os equipamentos e aparelhos das nossas cozinhas e casa de banho ficam devidamente ligados à rede de abastecimento e de esgotos, com qualidade e segurança. Não é incomum um canalizador também perceber de soldadura, de carpintaria ou até construção civil, porque necessita no seu dia-a-dia destes conhecimentos para aceder e instalar tubagens dentro de móveis, paredes e até soldar canos. Após a instalação das canalizações, trata de tudo o que diz respeito aos equipamentos, com banheiras, esquentadores, lava-loiças, sanitas, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *